"Elas Funcionam como trincheiras nessa nossa batalha"
Foto: Jorge Bronzato Jr.
Em um clima envolvente, a 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que acontece de 5 a 16 de maio, foi apresentada ao público na noite de terça-feira, dia 13, pelos alunos da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, Fabiane Spiça e Rogério Rodrigues, juntamente com a docente responsável pela orientação do trabalho de criação da campanha publicitária, Camila Morales. No encontro, realizado no anfiteatro da Fundação Casa das Artes, os convidados puderam conhecer o patrono desta edição do evento, o escritor e cineasta Tabajara Ruas.
O diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e presidente da Feira, Pedro Júnior da Fontoura, destacou os esforços da equipe na organização do evento. "Isso é a culminância de um trabalho de meses". Foi o próprio Pedro Júnior que apresentou os principais nomes que estarão em Bento no próximo mês, como Moacir Scliar, Fabrício Carpinejar, Ingrid Bellinghausen, Jonas Ribeiro, Léia Cassol, Carlos Urbim, Caio Riter, entre outros.
Tabajara Ruas, o novo patrono - que assume o lugar deixado por Marô Barbieri, que ocupou o posto no ano passado - elogiou a Feira do livro bento-gonçalvense e afirmou ver em iniciativas como esta a permanência da luta por dias melhores, principalmente na educação. "Elas funcionam como trincheiras nessa nossa batalha".
A Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) foi escolhida, neste ano, como a entidade Amiga do Livro, em função dos trabalhos de leitura em Braille desenvolvidos junto aos portadores de deficiência visual. A jovem Letícia Zardo, integrante da ADVBG, emocionou os presentes ao recitar o poema “Sempre Amigos” de Fernando Pessoa.
A noite for marcada por belas apresentações artísticas. Os convidados foram recepcionados por artistas circenses do grupo Uerê. No hall de entrada da Fundação, o músico Luiz dos Santos, uruguaio que reside em Caxias do Sul, agraciou os presentes com um concerto de bandoneón. No palco, o espetáculo flamenco La Cueva envolveu os participantes com a sedução do ritmo e da dança. A apresentação do grupo Luz e Cena encerrou a noite. Em seguida, um coquetel regado a vinhos, sucos e espumantes do município reuniu autoridades, organizadores e comunidade em geral.
Nas escolas do município, segue durante todo o mês a divulgação das atividades reservadas para maio. Os educandários estão recebendo a visita de "Dona Literata", uma adorável senhora cheia de surpresas para os estudantes. A 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é promovida pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e a Fundação Casa das Artes, realizada pela Biblioteca Pública Castro Alves e conta com apoio da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, a Rede de Hotéis Dall’Onder e Serviço Social do Comércio (Sesc).