domingo, 16 de maio de 2010

Fe deixa saudades

"Em meu nome e de minha vovozinha, Dona Literata, agradeço de coração a todos que fizeram parte da minha festa de 25 anos. Nos encontramos, talvez, nas páginas de algum livro, já que a vida é recheada de belas histórias. Até um dia, amadinhos!"
Ass: Fe 25

Mas que momento!

Foto: Jorge Bronzato Jr.

"Essa Feira é uma festa da cultura, da literatura, da poesia, da música, da dança e do teatro." - Pedro Junior da Fontoura, coordenador da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves.
Assim, a equipe se despede com saudades e já ansiosa pela próxima edição do evento, que será realizada de 4 a 15 de maio de 2011.

Amigo do Livro 2010

Foto: Jorge Bronzato Jr.
"O nosso compromisso com o livro e o leitor se concretizou. Agradecemos a inclusão dos deficientes visuais neste maravilhoso projeto." - Athos Antônio Filippon, presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG).

Patrono se despede

Foto: Diana Graziela da Silva

"Eu fiz muitos amigos aqui. O trabalho de inclusão dos deficientes visuais e dos presos é o que diferencia esta Feira", diz Tabajara Ruas.

Livreiro Nota 10

Foto: Diana Graziela da Silva

A Livraria Fogaça recebe o título de "Livreiro nota 10" da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Parabéns!

sábado, 15 de maio de 2010

Centenário de Noel Rosa

Foto: Diana Graziela da Silva
O projeto "Com a Palavra, a música" recebeu, na noite de hoje, no Palco da Feira, o espetáculo Tributo a Noel, com os cantores Taíse Machado e José Luz, acompanhados da Oficina de Choro, de Porto Alegre, em homenagem ao centenário de nascimento de Noel Rosa. O show contou com o apoio da Ecarta, Sinpro/RS e Sesc.

Noël foi um gênio, como letrista e como músico. Em 7 anos de carreira, registrou mais de 250 composições, sozinho ou em parceria com Vadico, Ismael Silva, Braguinha, Nássara, Orestes Barbosa (só para citar os mais constantes), mas a verdade é que muitas das músicas que fez acabou vendendo ou dando a terceiros, o que, se levado em conta, elevaria esse número a quase 300. Os originais da maioria das que fez com Cartola (ver A Geração de Noël), por exemplo, perderam-se.
Neto, bisneto e sobrinho de médicos, Noël até tentou cursar a faculdade de Medicina, mas abandonou os estudos quando começou a compor e a tocar no Bando de Tangarás.
Nascido de um parto a fórceps que o deixou com um eterno estigma no queixo, Noël nunca foi uma pessoa revoltada ou se sentiu inferiorizado (ao menos aparentemente) em relação àqueles com quem convivia. Pelo contrário, de um humor impressionante, gracejava de tudo, até do próprio defeito.
Era um apaixonado pelas mulheres, em especial pelas de posição socialmente inferior que ele assediava em seu carro, comprado de Francisco Alves. Casou-se com Lindaura, mas seu grande amor foi a dançarina Ceci a quem dedicou suas mais lindas músicas: Último Desejo, Dama do Cabaré, Só Pode Ser Você, Pra que Mentir?, Pela Primeira Vez, Provei, Quem Ri Melhor, etc.
Seduzido pelo samba e pela vida boêmia, era assíduo freqüentador dos bares e dos cabarés. Viveu intensamente sua curta existência e não lamentou a morte próxima.

Solidariedade do Saber

Foto: Jorge Bronzato Jr.
O projeto Solidariedade do Saber, realizado pela Parceiros Voluntário de Bento Gonçalves juntamente com a Biblioteca Pública Castro Alves, tem como objetivo homenagear o Dia da Solidariedade, instituído conforme Lei Estadual 11.693, a ser comemorado no terceiro sábado do mês de maio. A iniciativa visa estimular e desenvolver a cultura de solidariedade como instrumento de transformação social.

“Nós em parceria com a biblioteca conseguimos agregar a solidariedade humana à leitura. Para beneficiar a própria biblioteca assim como, outras bibliotecas conveniadas à ONG. Agradecemos as entidades, apoiadorese a comunidade que se envolveu e doou aproximadamente 1,3 mil livros. Lembramos que as doações podem ser realizadas até o final do mês de maio nos pontos de coleta. Assim, estaremos qualificando e quantificando as entidade”, ressalta a coordenadora da Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves, Cristina Rasera.
Bibliotecas beneficiadas:
Biblioteca Pública Castro Alves
Bibliotecas das entidades conveniadas à Parceiros Voluntários
IMAMA
AAPECAN
Associação dos Deficientes Físicos
Associação dos Surdos
Associação Gota D'Água
Abraçaí
Clube SESC Maturidade Ativa
Projeto Esperança - Pelotão Curumim
Pontos de doação:
25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves
Biblioteca Pública Castro Alves
Rede de Mercados Super Apolo
CIC
CDL
SESC
SENAC
SMED
16ª CRE
Colégio Sagrado Coração de Jesus
Colégio Marista Aparecida
Complexo Cenecista
UCS Bento
IFRS
FTEC Brasil
Móveis Carraro
Grupo RSCOM

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Júnior Mineiro e Black Brasil

Foto: Jorge Bronzato Jr.

A bela noite de sexta-feira contou com acústico, no Palco da Feira, de Júnior Mineiro e Black Brasil. O repertório variado agradou o público presente. Cafú Farina no contrabaixo e Alexandre Toldo na bateria acompanharam Mineiro no show.

Visita ilustre

Foto: Diana Graziela da Silva

A Dona Literata teve um surpresa muito especial no início desta noite. Ninguém menos que o Homem-Aranha veio visitar a vovozinha da Fe 25. Depois de receber um abraço do pequeno heroi, Dona Literata o presenteou com um livro.

"O velho e o pássaro"

Foto: Diana Graziela da Silva

O grupo de monitores do Ceacri Sest/Senat encenou a história "O velho e o pássaro", baseado no livro "Homônimo", de Sandra Zeni Carli, no Palco da Feira do Livro, na tarde de hoje.

Participação especial

Foto: Diana Graziela da Silva

Hoje à tarde, a contação de história da Dona Literata teve a participação especial de William Sabino e Edegar Sabino (Junior). O estilo "Pop" animou a galerinha presente na 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves.
Os garotos deixaram um depoimento para a Fe 25:
"Viver e ser livre. Saber dar valor as coisas simples" - Charlie Brown Jr.

Constelação

Foto: Diana Graziela da Silva
A 25ª Feira do Livro se iluminou com a constelação de escritores que passou pelos corredores hoje. Na foto, Hermes Bernardi Jr., Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, Jonas Ribeiro e Caio Riter. A felicidade que eles trazem, através do carinho recebido nas escolas, contagia quem esta no corre-corre.

"A nossa grande batalha de transformação é a educação. E a nossa arma é a leitura"

Fotos: Jorge Bronzato Jr.

Nesta manhã, alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e do Colégio Scalabriniano Madianeira participaram de uma palestra com o patrono da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, Tabajara Ruas, com a mediação de Cinara Ferreira Pavani, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Durante o encontro o patrono falou sobre a importância da leitura como ferramenta de transformação do homem.
“A mim, a leitura mudou sim, a visão das coisas. Li ‘O Continente’ - que compõe a triologia O tempo e o vento, de Érico Veríssimo – quando tinha 14 ou 15 anos, e foi uma leitura transformadora. Eu era um garoto do interior e a grande visão do mundo rico, sofisticado vinha das matines do final de semana. ‘O Continente’, nos ensina a ver como essa sociedade gaúcha foi modificada. Eu estava lendo o livro, quando passou na minha frente um gaúcho a cavalo, e eu achei que aquele fosse um personagem, uma criação do Érico saltando do livro.
A verdadeira arte é transformadora sim. A chave da transformação do Brasil é a leitura. Toda nação que começa a ler mais terá uma melhor percepção da história. A nossa grande batalha de transformação é a educação. E a nossa arma é a leitura.” (Trechos da palestra de Tabajara Ruas).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Acústico no Café

Foto: Jorge Bronzato Jr.

Ricardo Pacheco

Depoimento:

“Se as armas e os homens calassem seus gritos de morte
E ao som de um violão adoçassem os seus temporais
O sonho parceiro seria bem mais do que um sonho
Seria um beijo do mundo na boca da paz.”

Trecho de “Na alma e na voz”, de Carlos Omar Villela Gomes e Perisca Grecco.

"O segredo do arco-íris"

Foto: Diana Graziela da Silva
No ano em que o Colégio Marista Aparecida comemora seus 70 anos, o lançamento do livro "O segredo do arco-íris" marcou um momento especial na história da instituição. A obra contém textos e ilustrações feitos pelos alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e do nível III da educação infantil. O projeto foi organizado por Fabiane Sassi Caio e Márcia Anita Rossato, com a colaboração de Sandra Zeni Carli.
Os estudantes realizaram uma apresentação, no Palco da Feira, contando a história de "O segredo do arco-íris". O colégio trouxe junto com a obra muito colorido, alegria, sensibilidade e amor pela arte.
A diretora Sílvia Pagot Marodin falou, emocionada, sobre a realização desta obra e da trajetória de sucesso da instituição. No final do encontro, os pequenos estudantes receberam de presente um exemplar do livro que ajudaram a criar.

Sábado, é dia de "Oficina de criação literária" com o escritor Rossyr Berny

Foto: Arquivo, Diana Graziela da Silva.

No próximo sábado, dia 15, o escritor e jornalista Rossyr Berny estará na 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves para a “Oficina de criação literária” , que tem como objetivo promover técnicas de escrita para escritores de Bento Gonçalves e região, assim como para todas as pessoas que desejem aprimorar a arte.
A oficina será realizada das 9h às 12h, no Auditório da Feira. Os interessados podem realizar a inscrição gratuita, na coordenação da 25ª feira do Livro ou através do telefone (54) 3452.1086

Rossyr Berny nasceu em São Gabriel/RS e reside em Porto Alegre desde 1973. É jornalista formado pela PUC/RS e Professor pela “Faculdade de Formação de Professores São Judas Tadeu. Também pela PUCRS é mestre em Teoria da Literatura.
Associado à Federação Nacional de Jornalistas, International Federation of Journalists, Associação Riograndense de Imprensa, Casa do Poeta Riograndense, Associação Gaúcha de Escritores.
De 1976 a 2006 publicou 18 livros de poemas e o romance-histórico “Entreguem o matador à família do morto – Brasil 500 D’anos”. Em 2006 comemorou 30 anos de Literatura com a publicação de sua antologia poética “Construtores de Precipícios”, traduzida ao Francês e ao Espanhol, com lançamentos na Europa e Mercosul, além dos novos “Armas Amor", "Amor Tsunami” e “Construindo Precipícios”.
Traduziu do Espanhol ao Português livros de poemas e contos de Carlos Pereira Higgie (2), Rubinstein Moreira e Néllida Marina H. Manfrú, todos uruguaios.
Como Editor, criou há 24 anos a Editora Alcance Ltda e há cinco anos adquiriu a Editora Tchê!. Ambas somam dois mil títulos editados.

O autor conta com 18 obras publicadas:

2006 - Construtores de Precipícios
2006 - Amor Tsunami
2002 - Armas Amores - 25 anos de Poesia. Acompanha CD de poemas
2000 - Entreguem o matador à família do morto - Brasil 500 Danos - Romance
2000 - Estações do Homem - Poesia
1997 - Percursos do feroz cotidiano - Poesia
(Nova antologia, com obras de 1976 a 1997 e aproveitamento de agenda permanente)
1992 - Revelação das sombras - Poesia
1987 - Paztores de mísseis - Poesia
1986 - Carlinhos Hartlieb - Biografia
1984 - Antologia poética - Poesia - (Obras de 1976 a 1983. Segunda edição em 1985).
1983 - Somos todos munição - Poesia
1982 - Invernia - Poesia
1980 - Poemas de Veraneio - Poesia - 2° edição - esgotado
1980 - Não se suicidar é preciso - Poesia - esgotado
1980 - Cativez de pólvora - Poesia - esgotado
1979 - Exercício da lágrima - Poesia - 2° edição - esgotado
1978 - Desuniverso - Poesia - 3° edição - esgotado
1976 - Homem-Autômato - Poesia - esgotado

Fonte: http://www.editoraalcance.com.br/

Contar Histórias na Melhor Idade

Foto: Diana Graziela da Silva

A atriz Isabel Azevedo desenvolveu uma atividade especial com os grupos de Terceira Idade durante a programação da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. A oficina "Contar Histórias na Melhor Idade".
Segundo a atriz, a oficina é uma contação de histórias onde as pessoas são despertadas a resgatar suas histórias pessoais e dividir com o grande grupo. "Elas entram em contato com suas emoções e suas histórias pessoais, através de exercícios de expressão corporal", ressalta Isabel.
Visando fomentar a criação de grupos de contadores de histórias Isabel Azevedo desenvolve todas às segundas-feiras, na Fundação Casa das Artes, das 13h30min às 15h30min, projetos de contação de histórias. Interessados podem se inscrever no local. Informações pelo fone: (54) 3454.5211

Encontro

Athos Antônio Filippon e Tabajara Ruas
Foto: Diana Graziela da Silva
Durante a exibição do filme "Netto e o domador de cavalos" o patrono da 25ª Feira do Livro, Tabajara Ruas, aproveitou para visitar o Espaço Sensorial - criado pela equipe da trabalhos da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) - na Via Del Vino. O patrono aproveitou a oportunidade para fazer o "Caminho Sensorial", onde vendado é possível perceber as dificuldade encontradas diariamente pelas pessoas portadoras de deficiência visual.
Foto: Vivian Kratz
Depois, o patrono seguiu com o presidente da entidade Amiga do Livro 2010, Athos Antônio Filippon, para a biblioteca da ADVBG, onde Tabajara Ruas pode conferir o trabalho de leitura em Braille, que está sendo desenvolvido com os associados da entidade.

Filme

Foto: Diana Graziela da Silva

Durante a programação da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves alunos de escolas do município puderam assistir a exibição comentada do filme "Netto e o domador de cavalos" com o patrono Tabajara Ruas. Hoje, o Salão Nobre da prefeitura, ficou lotado durante a apresentação.

"Netto e o Domador de Cavalos" reconta, sob um novo prisma, a mais popular lenda rio-grandense - "O Negrinho do Pastoreio". No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles, o Negrinho, o melhor ginete da fronteira. A luta pela república, pela libertação dos escravos contra a tirania e a opressão, amor, humor e um amplo painel do século 19 estão neste terceiro longa-metragem de Tabajara Ruas. O filme é uma sequência de "Netto Perde sua Alma"


Depoimento: Leticia Wierzchowski

Os escritores
Hermes Bernardi Jr. e Leticia Wierzchowski
Foto: Jorge Bronzato Jr.

"Estive há pouco falando com alunos de várias escolas, todos na margem de atravessar o rio das escolhas de vida - então gosto de dividir com eles a minha própria experiência: virar escritora foi um processo transformador e difícil. E todos sabemos que não existem horas pré-determinadas para que as decisões se materializem na nossa frente; ser médico, ser geólogo, ser professor, ser ator? quem lá sabe com certeza o seu desejo de futuro? Eu atravessei cordilheiras e mares de angústia até ter meu primeiro romance editado. Quando estou com os jovens, gosto de falar sobre isso. Gosto de dizer que o futuro é deles, e que - como é que diz a música? - quem sabe faz a hora...
Enfim, minha vida e meus caminhos se misturam com os livros que escrevi. Assim, falamos de histórias, de personagens, da realidade transfigurada pela literatura, da nossa realidade cotidiana, que anseia sempre em ser transfigurada pelos nossos sonhos."

Depoimento: Hermes Bernardi Jr.

Foto: Jorge Bronzato Jr.
"Há nove anos tomo café da manhã na mesma padaria em Porto Alegre. Nesta padaria há uma menina, neta do proprietário, que circula por ali, mas de quem eu nunca me aproximara. Ela é cega. Ou eu o era? Talvez eu fosse mais uma dessas pessoas cheias de preconceito, cheia de poréns. Minha incapacidade de descobrir o caminho de acesso a ela levou-me a escrever este livro, O emaranhado da maçaroca, onde narro a história de um menino que tem fios embolados coçando dentro dele, e seu encontro com um menino cego que ainda não conseguiu ver as cores do mundo. Antes mesmo do livro ser lançado fui convidado a ser o embaixador da Confraria das Letras em Braille. Foi assim que eu descobri um caminho possível para chegar ao coração dessa menina e me tornar seu amigo. Numa manhã, ao chegar para tomar meu café da manhã, levei comigo O emaranhado da maçaroca em braille e perguntei-lhe se gostava de ler. Pronto, estava firmado o vínculo, o laço. Ela leu o livro e ainda hoje me pede livros em braille para poder entrar nesses mundos tão bacanas que, nós, que escrevemos e ilustramos para crianças, pretendemos. Agora estou em Bento Gonçalves, saindo do Espaço Sensorial onde contei essa história para alunos da 6a. série. Mas eles tiveram uma surpresa. Vendei seus olhos para que ouvissem a história sem usar a visão dos olhos, mas exercitassem usar a visão do coração e toda a sua imaginação."

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Com a Palavra, a música

Foto: Jorge Bronzato Jr.

"Com a palavra, a música" reúne, no Palco da Feira do Livro, cinco grandes nomes da cultura gaúcha para um bate-papo sobre música e literatura. Do encontro participaram os músicos Pirisca Grecco, César Oliveira, Luiz Marendo e Cristiano Quevedo, com a mediação de Pedro Junior da Fontoura.
Pirisca Grecco falou sobre a importância dos festivais para a sua carreira. Com dez anos de estrada, ele conta que começou tocando em bares, mas sua grande vitrini foi a participação em festivais.
"Hoje, com 40 anos eu construi minha casa. Em todo esse tempo, eu sempre andei pelo mundo. Sempre fui gaúcho. Uma das palavras que define esse sentimento é a fé, uma crença que a gente carrega na vida", explica César Oliveira ao falor do orgulho pelo Rio Grande do Sul.
Cristiano Quevedo falou sobre a importância de se manter viva a identidade gaúcha. "A gente gosta de cantar, de abrir o peito do jeito que dá, do jeito que a gente faz em casa", friza.
Luiz Marenco falou do início da carreira ao lado de Jaime Caetano Braun e do próximo projeto. "Estamos trabalhando na criação de um livro voltado para o público infantil. Por que as vezes, a gente tá no palco cantando e quando desce tem aquele monte de criança querendo fazer foto e pedindo autógrafo. E eu me pergunto, se eles realmente sabem do que se trata. Então, eu decidi falar de raízes para as crianças", ressalta o músico. Marenco comenta que também serão impressos exemplares em braille para auxiliar a leitura dos deficientes visuais.
O coordenador da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, Pedro Junior da Fontoura, comentou sbre a importância do projeto idealizado por Marenco e sobre a entidade Amiga do Livro deste ano, a ADVBG. "Essas iniciativas de inclusão da leitura são muito importantes, pois o livro é um instrumento libertador. O conhecimento liberta o ser humano em todos os sentidos, Essa é uma iniciativa louvável", completa.
Para demonstrar a grande admiração que os bento-gonçalvenses sentem pelos músicos, a Câmara dos Vereadores homenagiou os artistas com uma Portaria de Louvor. O músico Luiz Marenco recebeu a medalha de Mérito Cultural Oscar Bertholdo

Saiba mais sobre os músicos nos sites:
Pirisca Grecco - www.pirisca.com
Cristiano Quevedo - www.cristianoquevedo.com
César Oliveira - www.cesaroliveira.com.br
Luiz Marenco - www.luizmarenco.com.br

Tradicionalismo

Foto: Diana Graziela da Silva
O Palco da Feira do Livro recebe Fábio Soares, Gustavo Padilha e Ezequiel de Oliveira para o acústico nativista, que antecede a abertura do projeto "Com a Palavra, a música".

Registro

Pedro Junior da Fontoura e Moacyr Scliar
Foto: Diogo Filippon

O repórter da RSCOM, Diogo Filippon, registra a presença do escritor Moacyr Scliar juntamente com o diretor da Biblioteca Pública Castro Alves, nos corredores da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves.
Durante a manhã de hoje, Scliar palestrou, no anfiteatro da Fundação Casa das Artes, para alunos do Ensino Médio dos colégios Alfredo Aveline, Cenecista São Roque, Marista Aparecida e Scalabriniano Medianeira.

Educare e o Instituto da Mama do RS vencem a 4ª edição do “Leitura Solidária”

Foto: Diana Graziela da Silva
O projeto “Leitura Solidária”, realizado pela Biblioteca Pública Castro Alves e a ONG Parceiros Voluntários, premiou hoje, com R$ 1,5 mil, duas das cinco propostas de estímulo à leitura pré-selecionadas na 4ª edição do evento: a Associação Educare e o Instituto da Mama do RS. A atividade propôs à elaboração de um projeto cujo objetivo principal seja a promoção do livro, oportunizando experiências que estimulem o gosto e o prazer pela leitura como lazer, recreação e fonte de informação e conhecimento, entre os membros do grupo ou associação.
A Associação Educare venceu com o projeto “Trilhando caminhos para um mundo sem violência”, que propõe mobilizar comunidades que vivem em condições vulneráveis, promovendo o fortalecimento das relações familiares e sociais. A proposta envolve 12 escolas municipais, investindo o valor recebido em livros para qualificar os profissionais (psicólogas, assistentes sociais e professoras) sobre a cultura de paz e não violência para os grupos de discussões com alunos, pais e professores das instituições beneficiadas.
O Instituto da Mama RS defendeu a “Ampliação da Biblioteca das Vitoriosas” e foi contemplado para a compra de livros específicos sobre o câncer e a saúde da mama. Assim, os voluntários poderão estar em constante atualização e reciclagem, adquirindo novos conhecimentos sobre o assunto e principalmente exercitando o hábito pela leitura.
Outros projetos apresentados

A instituição Pequeno Grande Campeão apresentou o projeto “Ler pra valer” que seria realizado junto aos bairros Pomarosa II e Municipal, com a criação oficinas de leitura e escrita, aos sábados, envolvendo cerca de 120 pessoas. “Amigos sem preconceito uma visão otimista”, da Associação Gota D’Água indicou a criação de uma revista em quadrinhos com personagens que representem crianças com aspecto autista que querem ter a oportunidade de conviver com outras crianças. O “Círculo da Leitura”, idealizado pelo Círculo Operário Bento-gonçalvense idealizou uma proposta de acesso fácil aos livros por parte de crianças e adolescentes, que serviriam de multiplicadores de leitura.
A comissão julgadora analisou as propostas e, hoje, cada uma das cinco entidades pré-selecionadas teve 15 minutos para defender seu projeto. O resultado foi divulgado no Palco da Feira do Livro, às 17h30min. Promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes, o “Leitura Solidária” conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom), Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) e Cooperativa Mista dos Trabalhadores Autônomos (Comtau).

Lançamento de Livros

Foto: Diana Graziela da Silva
Colmar Duarte autografa "Água da Sanga", enquanto Cassiano Pinto deixa a dedicatória no livro "Da minha querência". O Café da Feira, recebeu os escritores para o lançamento dos livros, na tarde de hoje.

“Leitura Solidária” premiará iniciativas de incentivo à leitura

Duas, das cinco propostas inscritas receberão R$ 1,5 mil para investimentos

O projeto “Leitura Solidária”, realizado pela Biblioteca Pública Castro Alves e a ONG Parceiros Voluntários, premiará com R$ 1,5 mil duas, das cinco propostas de estímulo à leitura pré-selecionadas no município. A atividade propõe à elaboração de um projeto, cujo objetivo principal seja a promoção do livro e da leitura, oportunizando experiências que estimulem o gosto pelos livros e o prazer pela leitura como lazer, recreação e fonte de informação e conhecimento, entre os membros do grupo ou associação.
Após as inscrições, uma comissão julgadora analisou as propostas e hoje, cada uma das cinco entidades pré-selecionada terá 15 minutos para defender seu projeto. O resultado será divulgado no Palco da Feira do Livro, às 17h30min. Promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes, o “Leitura Solidária” conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom), Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) e Cooperativa Mista dos Trabalhadores Autônomos (Comtau).

Entidade - Projeto

Instituição Pequeno Grande Campeão - Ler pra valer
Associação Educare - Trilhando caminhos para um mundo sem violência
Associação Gota D’Água - Amigos sem preconceito uma visão otimista
Instituto da Mama RS - Ampliação da biblioteca das Vitoriosas
Círculo Operário bento-gonçalvense - Círculo da Leitura

Vencedores do VIII Concurso Literário de Bento Gonçalves

Categoria Não-Estreante

1º Lugar
Poema: Das memórias da escolinha do interior
Autor: Júlio Cesar Nunes Alves Paim
São Francisco de Paula/Rio Grande do Sul

2º Lugar
Poema: A Divina risada
Autor: Gladson Fabiano de Andrade Sousa
São Luiz/Maranhão

Menção Honrosa
Poema: Portal de Luz
Autora: Maria Edy-Lamar Gonçalves de Oliveira
Belém/Pará

Categoria Estreante

1º Lugar
Poema: Cartão de biblioteca
Autor: André Telucazu Kondo
Jundiaí/São Paulo

2º Lugar
Poema: Lição de vida
Autor: Paulo Henrique da Silva Lopes
Santana do Capivari/Minas Gerais

Menção Honrosa
Poema: Liberdade
Autora: Anastácio Barcellos Loguercio
Bagé/Rio Grande do Sul

Jurados do VIII Concurso Literário de Bento Gonçalves

Categoria Estreante

>Bianca Bergmam
Passo Fundo/RS

>Fabiane Fidelis
Bento Gonçalves/RS

>Roni Dall’Igna
Bento Gonçalves/RS

Categoria Não Estreante

>Carlos Omar Villela Gomes
Santa Maria/RS

>Paulo Ricardo dos Santos
Passo Fundo/RS

>Sebastião Teixeira
Caxias do Sul/RS

terça-feira, 11 de maio de 2010

"A Feira cresceu"

"A Feira é o que há de melhor. Bento tem pela 25ª vez"
Fotos: Jorge Bronzato Jr.
A noite de ontem foi particularmente especial para os visitantes da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O “Encontros com o Professor”, apresentado pelo cronista e comentarista Ruy Carlos Ostermann, contou com a participação do músico e escritor Thedy Corrêa - vocalista da banda gaúcha Nenhum de Nós.
Durante o talk-show, apresentador e público fizeram perguntas a Thedy Corrêa, que respondeu a todos com simpatia. O músico falou sobre a trajetória da banda e sobre o repertório musical do grupo, que vem conquistando a cada ano mais admiradores.
Thedy citou ainda a importância da educação para a construção da sociedade. "Se eu voltasse à faculdade, eu faria jornalismo, mesmo com essa queda no diploma. O que me importa é a formação, não o diploma", ressalta.

Com uma extensa trajetória de sucesso, o vocalista anuncia o lançamento do 14º CD do Nenhum de Nós, previsto para este ano. Além disso, o grupo se prepara para representar Porto Alegre na Expo Xangai. “Vamos visitar o chinaredo”, brinca Thedy ao falar sobre a viagem à China. “A cada cinco anos acontece a Expo Xangai. O tema desta edição são grandes cidades com boa qualidade de vida. O Brasil inscreveu cinco, e de toda América Latina foram selecionadas apenas duas: São Paulo e Porto Alegre (projeto “Governança Solidária”). Após a escolha, a prefeitura realizou uma pesquisa sobre qual banda teria a cara da capital e o grupo Nenhum de Nós ficou em primeiro lugar. E lá vamos nós”, completa.
Ostermann perguntou ao músico se os chineses entendem o que eles falam. “Não, mas a gente também não entende”, explicou antre risos. Segundo Thedy, os chineses têm uma cultura muito forte e são muito receptivos à diversidade cultural.

Thedy Corrêa: "Nossa, a Feira cresceu."

No próximo sábado, o Nenhum de Nós embarca para o Paraguai onde fará show. “O pessoal brinca que a gente tem que ir com os olhos vendados, por causa da pirataria. O que não tem no Paraguai a China faz”, brinca.
Thedy falou também, com carinho, sobre a relação com os fãs do Nenhum de Nós. “Como diz no Pequeno Príncipe: a gente é responsável por aquilo que cativa. A gente se sente responsável, eu tenho essa preocupação com o público no show”, revela.
No final da entrevista, o músico cantou e emocionou a plateia. Para Ruy Carlos Ostermann "a Feira é o que há de mais importante". "E Bento tem pela 25ª vez”, diz, emocionado com o carinho do público. Thedy parabenizou a organização do evento e comentou o avanço da Feira. “Fiquei satisfeito em constatar o crescimento da Feira do Livro de Bento Gonçalves. Eu cheguei aqui e disse: 'nossa, a Feira cresceu'”.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Encontros com o Professor

Foto: Jorge Bronzato Jr.

No Palco da Feira, talk-show com o cronista e comentarista Ruy Carlos Ostermann e o músico e escritor Thedy Corrêa.

Wicca

Fotos: Diana Graziela da Silva
O ritmo empolgante e envolvente da banda Wicca esquenta o Palco da Feira do Livro nesta noite gelada.
Os integrantes trazem na bagagem a notício do lançamento do primeiro CD da banda, que deverá chegar às lojas em breve.

RPG

Foto: Diana Graziela da Silva
O grupo de Role-Playing Game (RPG), da Biblioteca Pública Castro Alves, está reunido no Auditório da 25º Feira do Livro de Bento Gonçalves, em uma sessão especial, com o mestre Vinícius Gatto. O grupo se encontra todas às segunda-feira, das 17h às 20h. Se você gosta de RPG e quer participar desses encontros faça sua inscrição na biblioteca. Deixe-se envolver!

Lançamento de Livros

Fotos: Diana Graziela da Silva
A 25ª feira do Livro de Bento Gonçalves, recebeu na tarde de hoje, três escritores gaúchos para o lançamento de seus livros, no Café da Feira. O bento-gonçalvense Alexandre Mistruri lançou o livro "Visões de um mundo imaginário", Luiz Accorsi, de Carlos Barbosa, com a obra "De Corpo e Alma: No caminho das estrelas (Caminho de Santiago de Compostela" e Glaucir Ferreira Borges, da Vacaria, com o titulo "Moinho e Iliusões".
Após a cerimônia de apresentação das obras, os escritores participaram de uma sessão de autógrafos e o público pode conferir de perto a chegada de mais três exemplares da boa literatura nas bancas. Os livros podem ser adiquiridos na Feira do Livro na barraca dos autores de Bento Gonçalves e região, na Livraria do Maneco e na Livraria Paparazzi Shopping L'América.


Os escritores falam ao público visitante da Feira do Livro sobre suas obras

O coordenador da 25ª Feira do Livro, Pedro Junior da Fontoura, agradeceu a presença dos escritores e falou da importância de incentivar a criação de obras por autores locais e da região.



Contação de histórias

Foto: Diana Graziela da Silva

A animação com Roger Castro atraiu diversas crianças ao Palco da feira do Livro. Muitas escolas aproveitaram a divertida programação para fazer uma aula diferente com os alunos. Durante a contação de histórias de hoje, Roger contou a história do livro "Como papai e mamãe se apaixonaram", da escritora Katharina Grossmann-hensel, editora Scipione. Os pequenos se divertiram muito e os adultos também. Diversas pessoas que passavam pela Feira acompanharam a apresentação.

Alexandre Brito

Depois de visitar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Agostino Brun, o escritor Alexandre Brito, aproveitou a hora do almoço para encontrar as amigas Salete Cibulski, Eunice Pigozzo e Larissa Luvison, que fazem parte da organização da 25ª Feira do Livro, e juntos assistiram ao acústico, com Leonardo Reis, no Café.


Salete Cibulski, Alexandre Brito e Eunice Pigozzo
Foto: Larissa Luvison


Larissa Luvison. Alexandre Brito e Eunice Pigozzo
Foto: Salete Cibulski

Acústico

Foto: Salete Cibulski

Hoje, o acústico contou com a presença de Leonardo Reis. A sonoridade impecável e vasto repertório do músico agradou os visitantes, que aproveitaram o horário do almoço para passer na Feira do Livro, adiquirir livros e ouvir boa música.

domingo, 9 de maio de 2010

Encontros com o Professor

O projeto "Encontros com o Professor" onde Ruy Carlos Ostermann receberá o cantor e escritor Thedy Corrêa, às 19h30min, no Palco da Feira, para um talk-show sobre cultura e literatura. Você é convidado a participar deste show inesquecível.

Ruy Carlos Ostermann

Encontros com o Professor tem o formato de um talk-show, no qual Ruy Carlos Ostermann receberá Thedy Corrêa para uma conversa informal com a participação do público. Com a larga experiência jornalística e de âncora de programas radiofônicos, Ruy Carlos Ostermann facilita a aproximação do público de temas e pessoas que normalmente circulam em espaços restritos e elitizados.

Thedy Corrêa

Com base no seu conhecimento e experiência, inicia um diálogo sobre tema cultural de domínio do entrevistado, favorece a participação do público com extrema informalidade, desmistificando temas eruditos e muitas vezes tidos como inacessíveis. Além da conversa, reveladora de aspectos não tão conhecidos da produção cultural nacional, o evento finaliza com apresentações musicais de grupos locais, caracterizados pela extrema qualidade do trabalho e pela pouca repercussão na mídia comercial do País.
Encontros com o Professor quer ser uma referência no movimento cultural brasileiro pela qualidade do conteúdo dos eventos realizados e pela valorização dos agentes culturais e de sua profissionalização.

Saiba mais:

http://www.encontroscomoprofessor.com.br/

http://thedycorrea.blog.com/

Programação da segunda-feira

*Dia 10

8h - Projeto “A Feira vai à Escola”
Visita do escritor Alexandre Brito à Escola Municipal de Ensino Fundamental Agostino Brun e do Cartunista Santiago ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

8h - Projeto “Literatura Passeante”
Oficina de criação literária do Colégio Marista Aparecida, para alunos de ensino médio de escolas de Bento Gonçalves.
Local: Salão do Colégio Marista Aparecida.

9h - Projeto “Luzes da Leitura” - recital poético com integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) para o Grupo de diabéticos e hipertensos do Posto central de saúde.
Local: Auditório da feira.

9h15min - Palco de Histórias com Roger Castro.
Local: Palco da Feira

10h - Espetáculo “O Maravilhoso show de variedades da Família Trombike” com o grupo Luz e Cena, de Novo Hamburgo.
Local: Palco da Feira.

10h - Projeto “Literatura Passeante”
Oficina de criação literária do Colégio Marista Aparecida para alunos de ensino médio de escolas de Bento Gonçalves.
Local: Salão do Colégio Marista Aparecida.

12h - Acústico com Leonardo Reis
Local: Café da Feira.

13h30min – Projeto ”A Feira vai à Escola”
Visita do escritor Alexandre Brito à Escola Municipal Ensino Fundamental Loris Reali
Visita da escritora Léia Cassol ao Colégio Marista Aparecida
Visita do cartunista Santiago à Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara.

13h45min - Palco de Histórias - contação de histórias com Roger Castro.
Local: Palco da Feira

15h – Espetáculo “O Maravilhoso show de variedades da Família Trombike” com o grupo Luz e Cena, de Novo Hamburgo.
Local: Palco da Feira.

15h30min - Projeto “A Feira vai à Escola”
Visita da Escritora Léia Cassol à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles.

16 horas às 19h – Sessão especial de RPG - Role-Playing Game traduzido como "jogo de interpretação de personagens" - com o grupo participante do projeto “Quem se liga, lê!” da Biblioteca Pública Castro Alves.
Local: Auditório da Feira

17h - Lançamentos de livros da nova geração de escritores:
“Moinho e ilusões” (poesia, contos e crônicas), de Glaucir Ferreira Borges, Vacaria/RS.
“De Corpo e Alma: No caminho das estrelas (Caminho de Santiago de Compostela)”, de Luiz Accorsi, Carlos Barbosa/RS.
“Visões de um Mundo Imaginário” (poesia), de Alexandre Misturini, Bento Gonçalves/RS.
Local: Café da Feira

18h15min – Acústico com a banda Vicca
Local: Palco da Feira

19h30min - Bate-papo entre alunos do programa de Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e o escritor Luiz Accorsi, de Carlos Barbosa, autor do livro “De Corpo e Alma: No caminho das estrelas (Caminho de Santiago de Compostela)”.
Local: Auditório da Feira

19h30min – Projeto “Encontros com o Professor” com Ruy Carlos Ostermann.
Entrevistado: Thedy Corrêa
Local: Palco da Feira.

Bardos da Pangéia

Foto: Diana Graziela da Silva

O show Bardos da Pangéia criado especialmente para a Feira do Livro comemora seu 1º ano de palco. O público, que esperava desde cedo para ver assistir à atuação dos músicos, ficou satisfeito com o repertório apresentado pela banda, que continuou atraindo os visitantes até o final do espetáculo.

Ben-Hur Toledo

Foto: Diana Graziela da Silva

Com um repertório escolhido especialmente para a apresentação no Palco da Feira do Livro Ben-Hur Toledo homenagiou as mães, a cultura italiana e os visitantes que passeavam pelos corredores da Feira. A voz encantadora e postura impecável deste grande músico, proporcionou momentos agradáveis ao público, que aproveitou o domingo para assistir aos espetáculos, comprar livros e ouvir boa música. 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Deixe-se envolver!

Fusion Stúdio de Dança

Os integrantes da Fúsion Stúdio de Dança deram um show de Dança de Rua, no Palco da Feira do Livro, e conquistaram o público que prestigiou as três apresentações. Os garotos e garotas, mostraram ritmo, entrosamento e belas coreografias.

Os garotos deram um show de agilidade e técnica
Fotos: Diana Graziela da Silva

As garotas demonstraram todo ritmo e beleza da dança

O grupo envolveu o público



Flamenco

Foto: Jorge Bronzato Jr.

Apresentação de dança flamenca do grupo Del Alma, de Caxias do Sul, composto por integrantes do La Cueva - que se apresentou durando o lançamento da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, na Fundação Csa das Artes, no dia 13 de abril - atariu ainda mais pessoas para próximo do Palco da Feira. O ritmo espanhol e a sensualidade da dança mantiveram o público envolvido durante todo o espetáculo.