sexta-feira, 14 de maio de 2010

"A nossa grande batalha de transformação é a educação. E a nossa arma é a leitura"

Fotos: Jorge Bronzato Jr.

Nesta manhã, alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e do Colégio Scalabriniano Madianeira participaram de uma palestra com o patrono da 25ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, Tabajara Ruas, com a mediação de Cinara Ferreira Pavani, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Durante o encontro o patrono falou sobre a importância da leitura como ferramenta de transformação do homem.
“A mim, a leitura mudou sim, a visão das coisas. Li ‘O Continente’ - que compõe a triologia O tempo e o vento, de Érico Veríssimo – quando tinha 14 ou 15 anos, e foi uma leitura transformadora. Eu era um garoto do interior e a grande visão do mundo rico, sofisticado vinha das matines do final de semana. ‘O Continente’, nos ensina a ver como essa sociedade gaúcha foi modificada. Eu estava lendo o livro, quando passou na minha frente um gaúcho a cavalo, e eu achei que aquele fosse um personagem, uma criação do Érico saltando do livro.
A verdadeira arte é transformadora sim. A chave da transformação do Brasil é a leitura. Toda nação que começa a ler mais terá uma melhor percepção da história. A nossa grande batalha de transformação é a educação. E a nossa arma é a leitura.” (Trechos da palestra de Tabajara Ruas).