quarta-feira, 12 de maio de 2010

Educare e o Instituto da Mama do RS vencem a 4ª edição do “Leitura Solidária”

Foto: Diana Graziela da Silva
O projeto “Leitura Solidária”, realizado pela Biblioteca Pública Castro Alves e a ONG Parceiros Voluntários, premiou hoje, com R$ 1,5 mil, duas das cinco propostas de estímulo à leitura pré-selecionadas na 4ª edição do evento: a Associação Educare e o Instituto da Mama do RS. A atividade propôs à elaboração de um projeto cujo objetivo principal seja a promoção do livro, oportunizando experiências que estimulem o gosto e o prazer pela leitura como lazer, recreação e fonte de informação e conhecimento, entre os membros do grupo ou associação.
A Associação Educare venceu com o projeto “Trilhando caminhos para um mundo sem violência”, que propõe mobilizar comunidades que vivem em condições vulneráveis, promovendo o fortalecimento das relações familiares e sociais. A proposta envolve 12 escolas municipais, investindo o valor recebido em livros para qualificar os profissionais (psicólogas, assistentes sociais e professoras) sobre a cultura de paz e não violência para os grupos de discussões com alunos, pais e professores das instituições beneficiadas.
O Instituto da Mama RS defendeu a “Ampliação da Biblioteca das Vitoriosas” e foi contemplado para a compra de livros específicos sobre o câncer e a saúde da mama. Assim, os voluntários poderão estar em constante atualização e reciclagem, adquirindo novos conhecimentos sobre o assunto e principalmente exercitando o hábito pela leitura.
Outros projetos apresentados

A instituição Pequeno Grande Campeão apresentou o projeto “Ler pra valer” que seria realizado junto aos bairros Pomarosa II e Municipal, com a criação oficinas de leitura e escrita, aos sábados, envolvendo cerca de 120 pessoas. “Amigos sem preconceito uma visão otimista”, da Associação Gota D’Água indicou a criação de uma revista em quadrinhos com personagens que representem crianças com aspecto autista que querem ter a oportunidade de conviver com outras crianças. O “Círculo da Leitura”, idealizado pelo Círculo Operário Bento-gonçalvense idealizou uma proposta de acesso fácil aos livros por parte de crianças e adolescentes, que serviriam de multiplicadores de leitura.
A comissão julgadora analisou as propostas e, hoje, cada uma das cinco entidades pré-selecionadas teve 15 minutos para defender seu projeto. O resultado foi divulgado no Palco da Feira do Livro, às 17h30min. Promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes, o “Leitura Solidária” conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom), Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme) e Cooperativa Mista dos Trabalhadores Autônomos (Comtau).