quinta-feira, 13 de maio de 2010

Depoimento: Leticia Wierzchowski

Os escritores
Hermes Bernardi Jr. e Leticia Wierzchowski
Foto: Jorge Bronzato Jr.

"Estive há pouco falando com alunos de várias escolas, todos na margem de atravessar o rio das escolhas de vida - então gosto de dividir com eles a minha própria experiência: virar escritora foi um processo transformador e difícil. E todos sabemos que não existem horas pré-determinadas para que as decisões se materializem na nossa frente; ser médico, ser geólogo, ser professor, ser ator? quem lá sabe com certeza o seu desejo de futuro? Eu atravessei cordilheiras e mares de angústia até ter meu primeiro romance editado. Quando estou com os jovens, gosto de falar sobre isso. Gosto de dizer que o futuro é deles, e que - como é que diz a música? - quem sabe faz a hora...
Enfim, minha vida e meus caminhos se misturam com os livros que escrevi. Assim, falamos de histórias, de personagens, da realidade transfigurada pela literatura, da nossa realidade cotidiana, que anseia sempre em ser transfigurada pelos nossos sonhos."